Skip to content

Perguntas Frequêntes

Importante
Este espaço é reservado para as perguntas frequentes existentes sobre Candomblé e temas correlacionados.
Por uma questão de sigilo, as perguntas serão respondidas por e-mail e não publicadas aqui, assim sendo, informem o e-mail corretamente, logo garantindo a máxima discrição para todos.

Mas também podem deixar em aberto suas mensagens no site O Candomblé onde estarei respondendo e deixando publicada suas dúvidas juntamente com nossos queridos Pai Fernando ty Osogiyan, Pai Tomeje, Mãe Manuela ty Nanà, e toda uma família de colaboradores que defendem nossa fé.

Estes websites são correlatos e unidos, sendo espaços complementares de um desejo único, mostrar o amor pelo Candomblé.

Como ultrapassar problemas com familiares e amigos.
Caros colegas.
O Excesso de Zelo é tão ruim como o excesso de descuido ambos são Excesso. A moderação, o caminho do meio é mais que sabido o melhor.
Por mais que tentem ‘prender’ vocês um dia descobrirão que não é assim que se mantém o amor de uma pessoa.
A lista pelas palavras de Oswaldo Montenegro é exatamente isto, uma análise se as ações foram válidas, medir o que é melhor ou pior, uma auto-avaliação. Na juventude tal análise é muito difícil, com a experiência de vida vamos tentando ser mais cuidadosos com nossa caminhada, dai a nobre lembrança que em vários de nossos mais velhos está a sabedoria. Não é regra eu sei, tudo depende da caminhada de cada um.
E eu tentei lhe dizer que tenha fé nos companheiros “invisíveis”, eles estão ai, seja por débitos contigo ou por muitos outros motivos, o importante é saber que você NUNCA está só. E as vezes agir em demasia só gera outras dificuldades.
Em relação a seus familiares, são seus, você os escolheu. Tenha certeza disto. Um Candomblecista sabe que ESCOLHEU A JORNADA, mesmo que tenha “esquecido” na vinda ao Àyié, sabemos que fizemos um “pacote de viagem” completo, começo, meio e fim.
Somos como gotas d’gua em um tubo de 700 metros de diâmetro por 1200 metros de altura. Achamos que estamos com o poder sobre nosso destino no dia-a-dia, e por nossa “diminuta compreensão” já definimos este destino ANTES dos primeiros minutos de respiração neste mundo. Busque apoio em um Zelador do Candomblé, que tenha história e consiga estar presente nestes seus momentos difíceis, que queira levar você a algo melhor, a levar sua potencialidade total, e que entenda as dificuldades de seus familiares em aceitar, pois às vezes como no exemplo da musica, não é porque é bonito pra um, tem de ser bonito para todos. Algumas pessoas escutam e acham “música, ok, próxima”, outras, repensam a vida toda.

Muito Boa sorte para vocês.

One Comment
  1. Está se sentido triste com sua vida? Olha um bom exemplo :


    Autor da Foto: Gonçalo Afonso Dias.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: